Dia do Quadrinho Nacional em Pernambuco


DIA DO QUADRINHO NACIONAL COMEMORADO

COM PALESTRAS E EXPOSIÇÃO

Dia-do-quadrinhos-nacional-cartaz

Dia do quadrinhos nacional cartaz

Comemorando o Dia do Quadrinho Nacional nesta próxima      sexta-feira, 29 de Janeiro de 2010, a partir das 13h, no Auditório Capiba da Faculdade Maurício de Nassau (Graças), uma série de palestras sobre a História em Quadrinhos em Pernambuco.

A programação se inicia com uma conferência sobre a Pré-História das Histórias em Quadrinhos, apresentada pelo sociólogo e professor universitário Amaro Braga, organizador do evento, e segue com palestras sobre a utilização dos quadrinhos na Escola, o resgate dos movimentos de produção dos quadrinhos no Estado como a PADA com a revista Prismarte e o Festival Internacional de Humor (FIHQPE) e a produção de Jornalismo sobre Quadrinhos.

Entre os participantes do evento destaque para o cartunista Laílson de Holanda e o Professor da UFPB Henrique Magalhães. Também consta do evento um workshop do desenhista Pedro Ponzo sobre a Produção de Quadrinhos para o Mercado Americano e da Professora Danielle Jaimes sobre a produção de quadrinhos educacionais.

EXPO-HQ_01_baixa

Exposição Hq

Durante o evento ficará disponível para visitação a Exposição “Por uma Pré-história das Histórias em Quadrinhos” retratando o surgimento das Histórias em Quadrinhos, idealizada especialmente para professores, educadores e fãs da nona arte conhecerem um pouco mais do surgimento das Histórias em Quadrinhos. Ricamente ilustrada os banners da exposição retratam as ligações estéticas das HQ´s com as Artes Plásticas, mostrando como os a arte rupestre, os hieróglifos e papiros egípcios, os vasos gregos e  os códices Maias contribuíram para o surgimento da chamada Artes Seqüencial (HQ). A exposição termina com as primeiras produções no Brasil. Também compõe a mostra uma exposição comemorando os 50 anos de Maurício de Souza e sua Turma da Mônica.

O Dia do Quadrinho Nacional é festejado em 30 de janeiro e marca o início da produção de HQ´s no Brasil. Nesta mesma data em 1869, foi publicada nas páginas do jornal carioca “O Cabrião”, as “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte,” uma história em quadrinhos criada por Angelo Agostini, um ítalo-brasileiro que produzia muitas caricaturas e desenhos na época do Império, mas que colocou o Brasil na história Universal com um dos pioneiros na produção desta Arte, principalmente por inaugurar o estilo realista na produção de Hq´s, predominantemente caricaturesco.

EXPO-HQ_02_baixaO público ainda poderá conferir as ultimas publicações em quadrinhos do Estado  e da região em exibição durante o evento, que é gratuito e se encerra às 16h.

“Comemoramos o dia Nacional dos Quadrinhos reunindo as mais variadas facetas dos quadrinhos pernambucanos atualmente em circulação regional, nacional e internacional. É uma oportunidade única para conhecer o Quadrinho de Pernambuco e sua história”, finaliza o organizador.

“Dia do Quadrinho Nacional em PE”

Palestrantes: Amaro Braga, Danielle Jaimes, Henrique Magalhães, Laílson de Holanda, Pedro Ponzo, Arnaldo Luis e Milson Marins.

Quando: 29/01/2010 – 13h – Auditório Capiba – Faculdade Maurício de Nassau – Bloco C. Rua Joaquim Nabuco, 778, Graças.

EVENTO GRATUITO

Contato para mais informações:

Prof. Amaro Braga – 81-92420623

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s