Modelo Padrão para iniciar um Roteiro


Uma das coisas mais chatas ao se iniciar um roteiro propriamente dito é preparar o documento word para escrevê-lo. Mesmo assim, considero importante formatar o roteiro de uma forma o mais profissional o possível para evitar de você terque ficar mandando e-mail e reescrevendo coisas que já poderiam estar no próprio roteiro.

Uma das coisas mais importantes mas que tem é colocar seu próprio nome no roteiro.Mas,pasmem! já houve casos de eu receber roteiros sem o nome do autor.

Visando diminuir o trabalho e padronizar minha produção, criei um modelo no word deum roteiro vazio para servir de pontapé inicial para escrever meus roteiros. Existem várias formas de se escrever um roteiro e a minha é só mais uma delas mas é a que EU considero uma das mais profissionais (Na sua apresentação).

E, para quem interessar, eu agora compartilho aqui no meu blog. Como não consegui incluir na extensão de modelo mesmo, recomendo que abram o arquivo e o salvem no formato de Modelo do Word para proteger o documento.

ModeloDeRoteiro

6 comentários sobre “Modelo Padrão para iniciar um Roteiro

  1. Muito bom, Leo, muito bem organizado.
    A única coisa que faço diferente, mas só por questão de gosto, é organizar as páginas em tabelas de duas colunas; a coluna um é a descrição da imagem do quadro, a coluna 2 são os textos. Sei lá porque, mas acho que fica mais fácil de ver assim, talvez porque é mais fácil acompanhar os diálogos.

    • No início eu fazia isso também, Alexandre. Eu deixei de fazer por que tinha quadros que a descrição era tão grande que acabava utilizando outra página e me fazendo ir e voltar nas páginas do roteiro. Assim fica tudo mais fluente.

      Quando queroler apenas os diálogos eu vou pela marcação em negrito e sublinhado.

      • É, faz sentido! 🙂
        Quem sabe (uma ideia que tive agora) podemos endentar (ê palavra feia!) os diálogos, começando todos ligeiramente mais à direita da página, e assim facilitar ainda mais?
        De qualquer forma, já copiei seu modelo aqui, se tem copyright você dançou, porque vou começar a usá-lo a partir de hoje. Se tiver alguma reclamação quanto a isso, pode apoiar a galera do SOPA (http://en.wikipedia.org/wiki/Stop_Online_Piracy_Act) ! 😉

        []s!

  2. kkkk! Não tem copyright não, Alexandre. Fiz isso, primeiramente, para facilitar meu trabalho. Depois decidi compartilhar por que eu sou assim mesmo e para que outros não tenham a mesma tabalheira que eu (E seus roteiros fiquem mais organizados também).

    É claro que você não se encaixa em nenhuma dessas duas categorias.;)

    seus roteiros são bem feitos e organizados(Além de serem bons demais).

Deixe um comentário

