Por quê formatar um roteiro?


Nas últimas semanas tenho recebido alguns roteiros nos mais diversos tipos de formatação. Para dizer a verdade, durante toda a minha breve vida de roteirista, aqui e acolá, vejo um roteiro escrito de uma forma totalmente nova. O grande problema nisso é que eu estou percebendo que alguns roteiristas ao invés de simplificar as coisas, acabam criando ainda mais confusão não só para os desenhistas mas como também para qualquer um que leia seu roteiro.

Eu sei que cada um escreve seu roteiro e acha que o seu é o melhor jeito ou o jeito mais certo. Também existem aqueles que professam que não existe necessidade de existir regras de formatação para escrever um roteiro e que cada um pode escrever da forma que melhor possa se expressar.

Durante algum tempo até mesmo eu acreditei numa ou na outra justificativa acima. Mas a verdade é que SIM, O ROTEIRISTA PRECISA APRENDER A FORMATAR SEU ROTEIRO.

Em minhas palestras sobre roteirização, eu menciono algumas razões para se fazer isso.

Em primeiro lugar, denota profissionalismo. Mostra que existe uma preocupação real em se executar o seu trabalho. Que aquele roteiro não foi feito “nas coxas”.

Em segundo lugar, a formatação permite uma maior clareza na exposição de suas idéias. É claro que não vai transformar um roteiro ruim num roteiro bom mas,com certeza, vai lhe ajudar a colocar as idéias numa sequencia que possa ser lida de uma forma simples e objetiva.

Parece uma bobagem, né? Até meio óbvio. Mas, recentemente eu recebi um roteiro formatado assim:

No lado esquerdo da página, aparecia os diálogos de cada quadro. No lado direito da página, aparecia a narração dos quadros. Abaixo dos diálogos, ainda no lado esquerdo, aparecia os cenários de cada página. Ou seja, se eu fosse um desenhista e fosse desenhar um único quadro, eu teria que buscar a informação daquele quadro em 3 lugares diferentes no mesmo arquivo. Nçao consegue visualizar a situação? deixe-me mostrar com um exemplo (Vou colocar a narração embaixo dos diálogos mas imagine que ela está do lado dos diálogos).

Diálogos

página 1 quadrinho 1

fulano: ‘hoje é um belo dia.”

quadrinho 2

Sicrano: “pois é! eu acho que…”

Quadrinho 3

“…vou para a praia.”

narração

página 1 quadrinho 1

era mais um belo dia na cidade ficticia de ficticity.

Quadrinho 2

eles eram amigos de longa data

quadrinho 3

e a idéia não era tão má assim

Cenários

Página 1

uma praça onde fulano está chegando e se encontra com sicrano e os dois decidem ir para a praia.

 

Pronto. Isso era o roteiro de uma página. E,embora eu saiba que para o roteirista existe uma explicação perfeitamente plausível para essa formatação, ela simplesmente vai de contra todos os padrões para se escrever roteiros de hqs.

 

Continuando com os motivos para formatar um roteiro, chegamos numa consequencia da melhor clareza na exposição de suas idéias que é a organização. Formatando seu roteiro corretamente ele fica mais organizado. mais fácil de ser lido e de se encontrar as coisas dentro dele.

Outro motivo é a padronização. Se todo mundo formatar seu roteiro de forma semelhante, fica mais fácil para todo mundo ler um roteiro pois todos os demais serão semelhantes em sua organização.

Por fim,chegamos ao último motivo: Universalidade. Na minha concepção, ou um roteiro está pronto para qualquer um que o ler ou ele não está pronto para ninguém. Ou seja, qualquer um deve ser capaz de retirar todas as informações que necessita para produzir um roteiro a partir do que está contido nele.

 

Em outra oportunidade, irei explicar detalhadamente como e por quê cada parte do roteiro pode ser montada para atingir todos ospontos listados acima.

Deixe um comentário

