Roteiro e arte: A Volta do Papa Figo, página 1


Olá Pessoal,

Eventualmente estarei publicando em meu blog, páginas de roteiro e arte. O “como era” e o “como ficou”. A intenção, além de compartilhar experiências, é de mostrar que a cabeça do roteirista e do desenhista trabalham em ritmos diferentes e, isso pode ser uma coisa excelente ou não. Neste primeiro caso, em específico, eu acho que ficou muito boa a interpretação do desenhista em relação ao que foi descrito no roteiro aumentando a imersão do leitor no drama vivido pelo personagem preso.

Um pequeno detalhe que chamo a atenção é que esse roteiro é de 2007. Hoje em dia sigo uma formatação diferente com letras maiúsculas. Mais à frente vou disponibilizar um roteiro mais atual para vocês perceberem a diferença.

Esta hq foi publicada originalmente na Prismarte 45 em dezembro de 2007.

Sem mais delongas, segue o roteiro e a página desenhada

LayoutSugerido

Quadro 1

Interna. Tempo indefinido. Quadro todo escuro. Representa a inconsciência de nosso personagem número 1, chamado aqui, simplesmente, de RAPAZ.

Legenda: “Olá-á !!! Vamos, vamos, bela adormecida!!!”
Legenda: “Está na hora de acordar!!!”

Quadro 2
O quadro escuro começa a clarear a partir de um ponto de luz, uma lâmpada acesa no teto. Mesmo assim, nesse quadro, não vamos mostrar toda a luminosidade dessa lâmpada para simularmos para o leitor a sensação do ponto de vista do rapaz que está acordando.

Legenda: “Oh, assim está melhor, querido!!!”
Legenda: “Pensei que você ia perder toda a diversão!!!”

Quadro 3
Close nos olhos do rapaz que acabara de acordar. Seus olhos estão semi-cerrados, ofuscados pela luz forte, e há lágrimas e suor pipocando pelo seu rosto. Uma fita adesiva tampa sua boca. O homem é um garoto de seus 22-25 anos, cheio de juventude e masculinidade. Um desses garotos de academia, pró-geração saúde e que cuida de sua aparência com uma vaidade acentuada. Eu poderia dizer que ele é, simplesmente, um metro-sexual, mas todos esses cuidados se devem a natureza de sua profissão. Ele é um garoto de programa. No final da história, deixaremos isso mais claro. Obviamente, quase nada do que eu falei sobre o rapaz, se aplica neste quadro onde vemos apenas um close de seu rosto. Mas achei melhor já descrevê-lo em essência antes de continuarmos com a história.

Papa-Figo em off: Oh, a luz está forte ?!?
Papa-figo em off: Não se preocupe. Logo, logo, você se acostuma com ela!

Quadro 4
Close num dos punhos do jovem, amarrado com grossas cordas. A saber: o jovem está amarrado numa mesa de inox – tipo de hospital – mas em fora de um T. Ou seja, o garoto está amarrado como um Jesus crucificado deitado. O punho em questão está retesado como se tentasse, em vão, soltar-se.

Legenda: Calma,calma, meu querido!!!!
Legenda: A festa verdadeira ainda nem começou e você já quer ir embora ?!?

Quadro 5
Close no rosto do papa-figo com um leve sorriso irônico e maligno. Ele possui um belo e bem cuidado bigode loiro. Em nenhum momento dessa hq, veremos os olhos do papa-figo que estarão sempre envoltos na escuridão.

Papa-Figo: Ta certo, eu admito: Não deve ser muito agradável para você !!!
Papa-Figo: Mas, pode acreditar…

A Volta do Papa-Figo (Por Leo S e Dell Rocha) Pag 01

A Volta do Papa-Figo (Por Leo S e Dell Rocha) Pag 01

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s