Emmanuel Thomaz vai desenhar roteiro “O Assassino da Vitória Régia”


Existe dois grandes e temerosos hiatos entre a produção de um roteiro e a finalização de sua produção. O primeiro, e mais tenso deles, vai até encontrar o desenhista que aceite participar com você dessa parceria. O segundo vai do momento do aceito do desenhista até a conclusão da obra.

Em meados desse segundo semestre, recebi o ilustre convite de meu xará, o editor e roteirista Leo Melo, criador da série Undeadman, da revista/site Quadrinhópole e da loja virtual Gibistore, para participar da terceira edição da revista Clássicos Revisitados (Eu já havia participado da primeira edição).

O tema proposto foi fazer uma releitura da lenda amazônica da vitória régia. Peguei os elementos da lenda e os diluí em uma trama policial onde um assassino em série que mata mulheres e as deposita em grandes vitórias régias está encurralado por uma policial civil de origem indígena chamada Maiara. Adicionei pitadas de suspense, ação e uma viagem místico-espiritual-indígena e cheguei a uma história que gostei tanto que já até cogitei em transformá-la no final de um álbum onde eu poderia desenvolver melhor todas as nuances que a personagem de Maiara, a policial, acabaram por se mostrar. Mas isto é outra história.

Chega de digressão e vamos voltar ao assunto principal.

Roteiro pronto, chegou a hora de procurar um desenhista. Fiz uma lista com o nome de vários desenhistas que eu conhecia, sem me preocupar se eles já haviam trabalhado comigo ou se estavam ocupados com qualquer outra coisa. Simplesmente saí listando todo mundo. Quando acabei de fazer a lista comecei a olhar nome por nome. Eu tinha uma grande preocupação em relação ao roteiro que era o fato de que a história se passa em Manaus e eu queria que as locações fossem feitas com a maior fidelidade o quanto fosse possível. Um dos pontos que eu acho mais importante na confecção das hqs nacionais é que o leitor possa identificar elementos do lugar onde vive, de sua cultura, de seu país, de uma forma natural. Não queria que a cidade de Manaus fosse retratada como uma cidade genérica de quadrinhos.

Por tudo isso, quando meu olho bateu no nome de Emmanuel Thomaz, eu achei que meu principal objetivo poderia ser alcançado com ele. Afinal de contas, além de ser um desenhista fantástico que já nos presenteou com obras como JACK THE FAG, CHICO SPENCER, JANAÍNA e tantos outros personagens, eu acho a caracterização das locações de suas histórias as mais genuinamente brasileiras que já vi.

Convite feito, roteiro enviado, fiquei na expectativa da resposta do Emmanuel. Foram alguns poucos dias de angustiante espera até que ele finalmente me respondeu:

“Já li seu roteiro e gostei muito, é bem dramático e dá margem para muitas experiências gráficas. Pode deixar comigo que encontrarei o tom certo para ilustrar esta belíssima lenda amazônica.”

Tive sorte. Nunca havia trabalhado com Emmanuel Thomaz e não sabia se ele ia gostar do roteiro ou se teria disponibilidade para fazê-lo. Também não é sempre que consigo fechar com um desenhista de primeira. Algumas vezes, os roteiros simplesmente nunca vêem a luz do dia por pura falta de pessoas interessadas/disponíveis para desenhá-los.

Portanto, o primeiro e mais importante hiato entre a produção do roteiro e a conclusão de uma hq já foi vencido. O segundo, como já informei anteriormente, começa agora: a espera até que o Emmanuel nos entregue a hq toda desenhada. E, se tudo der certo, teremos em 2015 mais um trabalho concluído e uma nova parceria celebrada.

EmmanuelThomaz

Emmanuel Thomaz

ChicoSpencer01_Capa

Chico Spencer, criação de José Salles e ilustração de Emmanuel Thomaz

 

 

horizonte_0_1g

Horizonte Zero, Fanzine que surgiu da parceria de Marcelo Marat com Emmanuel Thomaz

 

Deixe um comentário

