Segredos de um roteirista: Making off do mais novo roteiro dAs Novas Amazonas


Estou numa entressafra de projetos. Explico: estou com alguns projetos em mente mas para poder escrever sobre eles preciso fazer uma pesquisa filha da puta. E isto toma um bocado de tempo. Mas eu simplesmente não consigo ficar só pesquisando, sem escrever nada. Por isso, para exorcizar os demônios, enquanto vou pesquisando para esses novos projetos, vou escrevendo o novo roteiro das Novas Amazonas.

E isto é ótimo.

É realmente muito bom quando você consegue dar continuidade às ideias que você quer desenvolver em suas histórias seriadas. Eu vejo As Novas Amazonas (E outras séries minhas)  como histórias que precisam de tempo para respirar, para apresentar os personagens e universo com calma, sem empurrar tudo goela abaixo do leitor. Gosto de, em cada hq, mostrar um pouquinho mais de um personagem ou outro. De mostrar como as coisas funcionam nesse novo mundo (Seja ele de qual série for).

É óbvio que algumas vezes você precisa situar o leitor inicialmente para que ele possa saber ao menos onde está se metendo. É o que eu estou fazendo nessa segunda hq das novas amazonas que estou publicando semanalmente em meu blog com os desenhos do Alex Barros. Mostro o mundo mas aproveito e mostro um pouco de Helena, a líder das novas amazonas.

Mas na terceira história, eu já mostro o desenvolvimento de Isolda numa história que é pura poesia e violência desenhada magistralmente por Allan Goldman.

Na última história que escrevi eu aproveitei para plantar sementes para histórias futuras e cheguei a apresentar 3 novos personagens.

Nessa história que comecei a escrever ontem, desejo mostrar um pouco mais da polêmica personagem Olímpia, o que me deixa muito ligado pois ela tende a ser uma personagem bem complicada de se trabalhar.

A título de curiosidade, comecei a digitar no roteiro um Brainstorm que resolvi deixar numa seção a parte para servir como um exercício didático de como produzo meus trabalhos. Do Brainstorm, que comecei explicando problemas que surgiram na última hq e que eu precisava tratar nessa. Por exemplo:

“Na história anterior, as amazonas perderam dois cavalos. O de Isolda e o De olímpia. No caso de Olímpia, existe um agravante que é o seguinte: a maioria da munição para o revólver de Olímpia, que já eram poucas e difíceis de se encontrar, estavam em seu cavalo. (…)”

Continuei o brainstorm e, depois de responder alguns questionamentos levantados durante esse trabalho, passei para um rascunho bruto de uma sinopse e criei um esqueleto da história resumindo grosseiramente cada página como vocês podem ver logo abaixo:

PÁGINA 1:AS AMAZONAS CHEGANDO TODAS DESCONFIADAS A UM CENTRO URBANO. ELAS ESTÃO ALI PARA PROCURAR MUNIÇÃO.

PÁGINA 2:ELAS CONVERSAM E FICAMOS SABENDO O PORQUÊ DELAS ESTAREM ALI. HELENA CONVERSA COM OLÍMPIA E ZOE.

PÁGINA 3: (…)

Depois disso, tive que buscar algumas referências visuais para construir os cenários da história de forma que possa ajudar o desenhista a trabalhar. Como é que eu faço isso? Primeiro eu penso o que eu quero e depois saio procurando na web até encontrar algo parecido. Ás vezes eu não encontro e tenho que juntar pedaços de uma imagem com outra para que a referência fique mais compreensível. Eu faço isso por que já percebi que nem todo desenhista é imaginativo como  eu. Quando  eu pego um desenhista com uma imaginação viva, eu praticamente não preciso de referências pois basta dar o norte que ele faz as coisas até melhores do que eu imaginei. Mas como eu escrevo sem saber quem irá desenhar os roteiro e nem quando, eu prefiro me cercar do máximo de informações possíveis.

Uma possível referência de um cenário para uma futura hq dAs Novas Amazonas.

Uma possível referência de um cenário para uma futura hq dAs Novas Amazonas.

Agora sim, estou pronto para começar a escrever. E pretendo fazê-lo assim que publicar esta postagem. mas isto não significa que o trabalho de pesquisar referências e informações acabou. Nem significa que o roteiro irá sair exatamente como foi planejado. Mas ao menos eu tenho meu norte inicial.

Espero que vocês tenham gostado das explicações de como eu escrevo meus roteiros (Na maioria das vezes).

Deixe um comentário

