Escrever parece tão fácil


Silêncio: Homem trabalhando (ou tentando)

Silêncio: Homem trabalhando (ou tentando)

Para mim, escrever é uma tarefa que requer, acima de tudo, tempo e disposição.

Analisando meus trabalhos, a construção dos meus roteiros, pude perceber algo que, de certa forma, entristece-me um pouco. Embora escrever seja o que me dá mais prazer, não é uma atividade que eu desempenhe de forma tão constante e eficiente o quanto eu gostaria.

Tomemos por exemplo este roteiro sobre a invasão holandesa em Pernambuco que estou escrevendo. Comecei em meados de julho e 3 meses depois de iniciado, só escrevi 39 páginas até o momento. Isto se dá principalmente por dois motivos: primeiro, para escrever, eu preciso de uma certa paz de espírito e disposição que não são tão comuns de encontrar no dia a dia. Em segundo lugar, sempre quando vou escrever, procuro complementar o que estou escrevendo com pesquisas e busca de referências visuais o que torna o trabalho bastante lento e o resultado, em número de páginas, pequeno.

Explicando melhor cada um dos motivos, temos, no primeiro caso, o fato de que, para alguém casado, com filho, que trabalha em uma atividade não ligada as artes e que exerce um cargo de chefia, responsabilidade e comprometimento as vezes maior do que deveria, só consigo escrever quando estou completamente relaxado e despreocupado, quando sei que terei tempo suficiente para me dedicar aos meus roteiros sem ser interrompido e quando estou intelectualmente disposto. Algumas vezes tudo pode estar alinhado para que eu consiga escrever mas daí eu sento em frente ao computador e não sai uma letra sequer pois, intelectualmente, naquele momento, não estou disposto. Ou seja, o corpo quer mas a cabeça não. E isto é péssimo por que, num período de 30 dias (em agosto),eu escrevi apenas 8 páginas de roteiro. É claro que estou falando apenas deste projeto. Devo ter escrito e feito outras coisas relacionadas com quadrinhos mas, para este projeto, só rolou isto.

No segundo caso, cada vez mais tenho procurado ancorar minhas histórias em pesquisas e referências. Algumas vezes passo horas pesquisando, lendo, vendo (e baixando) imagens. Tenho feito cada vez mais este tipo de trabalho pois estou percebendo que os desenhistas não estão se aprofundando tanto neste quesito quanto eu gostaria. Não são todos, é claro, mas é uma coisa que estou percebendo cada vez mais. Por exemplo, você pode citar o período onde se passa a história mas, mesmo assim, o desenhista pode colocar coisas que não existiam nesta época. Em relação às minhas pesquisas, para o que estou escrevendo, nem sempre consigo coisas que realmente são, de fato, aproveitadas. Mas, em todo caso, fica um arcabouço de conhecimento que serve não só para as histórias que estou escrevendo mas para futuras histórias. Quer um exemplo disto? Pesquisando sobre navios e roupas de época, acabei me desviando e lendo um monte de artigos sobre piratas que já me deram ensejos para futuras histórias.

Pesquisa visual: Mosquete, Arcabuz, acessórios e funcionamento.

Pesquisa visual: Mosquete, Arcabuz, acessórios e funcionamento.

Para compartilhar com vocês meu processo criativo, eis abaixo um histórico de alterações no roteiro que estou escrevendo sobre a invasão holandesa em Pernambuco até o momento.

Data – Versão – Descrição
18/07/2015 – 0.01 – Início da construção do roteiro. Redação das páginas 1 a 3 do roteiro.
19/07/2015 – 0.02 – CONSTRUÇÃO DAS PÁGINAS 4 A 7
21/07/2015 – 0.03 – CONSTRUÇÃO DA PÁGINA 8 E PARTE DA 9
22/07/2015 – 0.04 – RECONSTRUÇÃO DA PÁGINA 8 E 9(PÁGINAS FORAM TOTALMENTE REESCRITAS) E CONSTRUÇÃO DA PÁGINA 10.
25/07/2015 – 0.05 – CONSTRUÇÃO DA PÁGINA 11
25/07/2015 – 0.06 – CONSTRUÇÃO DAS PÁGINAS 12 E 13
27/07/2015 – 0.07 – CONSTRUÇÃO DAS PÁGINAS 14 E 15
04/08/2015 – 0.08 – CONSTRUÇÃO DAS PÁGINAS 16 E 17
10/08/2015 – 0.09 – CONSTRUÇÃO DAS PÁGINAS 18 E 19
22/08/2015 – 0.10 – CONSTRUÇÃO DAS PÁGINAS 20 E 21
25/08/2015 – 0.11 – RECONSTRUÇÃO DA PÁGINA 21 E CONSTRUÇÃO DAS PÁGINAS 22 E 23
12/09/2015 – 0.12 – INCLUSÃO DE DIVERSAS IMAGENS DE REFERÊNCIA E CONTRUÇÃO DAS PÁGINAS 24 E 25.
20/09/2015 – 0.13 – CONSTRUÇÃO DAS PÁGINA 26 E 27.
21/09/2015 – 0.14 – CONSTRUÇÃO DAS PÁGINA 28 E 29
24/09/2015 – 0.15 – CONSTRUÇÃO DAS PÁGINA 30 E 31
03/10/2015 – 0.16 – CONSTRUÇÃO DA PÁGINA 32
12/10/2015 – 0.17 – CONSTRUÇÃO DA PÁGINA 33 E 34
22/10/2015 – 0.18 – CONSTRUÇÃO DA PÁGINA 35
24/10/2015 – 0.19 – CONSTRUÇÃO DA PÁGINA 36 E 37
02/11/2015 – 0.20 – CONSTRUÇÃO DA PÁGINA 38 E 39

É isso pessoal. Espero que tenham gostado dessa troca de experiências e espero ainda mais que eu consiga apertar o passo de minha produção e trazer mais histórias ao mundo.

Deixe um comentário

