Quem Sou

Leonardo Santana é roteirista e editor de quadrinhos Pernambucano. Começou produzindo roteiros curtos em zines como o Heróis Brazucas.

Em 2004 ingressou na equipe que lançou a revista Brado Retumbante como roteirista da personagem Cabala. Posteriormente, passou também a ser o editor da revista até a sua saída no início de 2007.

Através de seu trabalho em Cabala, ganhou, já em 2005, o 3º Prêmio DB Artes Independentes de Melhor Roteirista. Incansável e sempre procurando novos desafios, Leonardo seguiu publicando em diversas revistas e fanzines como Areia Hostil, QI, A Mosca no Copo de Vidro e Outras Histórias, FRONT e Prismarte, Clássicos Revisitados e Histórias d’O Recife Assombrado.

Pela revista Prismarte, foi agraciado com o prêmio de melhor Roteirista nos anos de 2006 ,2007 e 2008 e de melhor hq no ano de 2007. Ainda em 2007, recebeu também o troféu de Melhor Roteirista no 1º Troféu Alfaitaria de Fanzines. Em 2012, ganhou o prêmio de Melhor Roteirista e de Melhor hq com a hq Abraços por R$ 0,50 na 12º Feira de Hq.

Dentre as histórias que criou, destacam-se F.D.P., METRÓPOLES, RENEGADO 3000, AS NOVAS AMAZONAS, ANDRÔMEDA e EGOTRIP.

Como editor independente produziu as revistas do BRADO RETUMBANTE, F.D.P. e SPACE OPERA

Em 2010 ingressou de vez na P.A.D.A. (Produtora Artística de Desenhistas Associados) onde colaborou com hqs, organização de eventos em prol dos quadrinhos nacionais (Como a comemoração ao dia do quadrinho nacional em 2011) e como editor (Das revistas DO ALÉM e GRAPHIC PADA 1 – ZÉ GATÃO).

Atualmente trabalha de forma independente.

8 comentários sobre “Quem Sou

  1. Boa tarde Leonardo,

    Trabalho com um grupo de adolescentes no Juá, interior do Ceará, e estamos promovendo uma oficina de Fanzines e Blogs durante esse ano. Gostaria de saber se você pode me indicar onde encontrar publicações de Fanzines em Fortaleza? Estamos juntando material de referência para ilustrar para eles como as publicações são montadas.

    Desde já obrigada pela atenção,

    Aline

  2. Olá Léo,

    Meu nome é Alberto Marianno e represento o Ciranda HQ – http://www.cirandahq.com.br.

    Estamos lançando nos próximos dias esse serviço que será uma rede social para juntar Roteiristas e Desenhistas para criarem HQs independentes compartilhando temas de agrado mútuo.

    Vi que você tem demanda por desenhistas e estamos querendo lançar o site já com alguns roteiros, e claro, gostaríamos que se um ou mais dos seus estivessem no site.

    A ideia é ambiciosa mas pode dar mais chances pro cenário independente por causa da maior exposição.
    Estou a disposição para maiores esclarecimentos sobre nosso serviço.

    Contamos com o seu apoio.

    atte,

    Alberto Marianno
    Equipe Ciranda HQ
    alberto@cirandahq.com.br
    http://www.cirandahq.com.br

  3. Leonardo…
    Você tinha que ser, como eu, um “Leão do Norte”! Acho que meu trabalho pode se encaixar com o seu. Posteriormente vou enviar-lhe alguns trabalhos meus. Sou apaixonado por quadrinhos, já fiz alguns trabalhos para a Editora D’arte (Rodolfo Zalla) e outras Editoras de São Paulo. Tive que entrar na área didática pois o retorno financeiro é mais imediato.

    Grande abraço,
    SOARES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s